Sobre o PET-História/USP

     O Programa de Educação Tutorial é um programa federal criado e implantado em 1979. O PET-História USP, no entanto, foi criado em 1995 pelo Professor Instvan Jancsó. É um programa que segue a seguinte estrutura: 12 membros bolsistas + 1 professor tutor. Cada PET é livre para ter ou não membros colaboradores e definir quantos serão. Nós do PET História estabelecemos o limite de 6 colaboradores .

     Ele é um programa que visa à formação integral de cada membro. Ele segue o tripé: pesquisa, ensino e extensão, e os considera como indissociáveis. Ou seja, esses três âmbitos resumem os aspectos de formação que a graduação deveria garantir e não devem ser vistos como separáveis. Ou seja, acreditamos que não exista extensão universitária sem pesquisa e ensino ou ensino sem pesquisa e extensão, etc. Assim, nossos trabalhos e projetos não seguem temas específicos pré-determinados e impostos. Ao contrário, os elaboramos a partir de demandas do grupo.

     Todos os trabalhos realizados pelo PET são de caráter coletivo. Cabe destrinchar os desenvolvidos no momento:

 

          Revista Humanidades em Diálogo

     A Revista Humanidades em Diálogo é editada por quatro grupos PET de humanidades da USP Campus São Paulo: Ciências Sociais, Direito, Filosofia e História. Esta atividade permite, por seu caráter interdisciplinar, o contato constante com outros grupos e áreas do conhecimento, bem como o crescente aprendizado em todas as etapas de produção da revista. Trata-se de uma excelente oportunidade para a interação mais assídua entre os bolsistas e os alunos de graduação, pós-graduação e doutores graduados em geral. Afinal, a publicação é voltada exclusivamente para os trabalhos dos graduandos, com pareceres de doutores ou doutorandos das humanidades.

      Fase atual do projeto: Preparo do Volume IX

      Links: https://humanidadesemdialogo.wordpress.com/       https://www.facebook.com/humanidadesemdialogo/

          Grupo de estudos: “Luta Antimanicomial”

     A luta antimanicomial no Brasil surgiu a partir da necessidade de se combater preconceitos e estereótipos associados a doenças mentais, bem como garantir a estas pessoas os seus direitos fundamentais garantidos e que sejam acolhidos, tratados e cuidados de forma digna e sem ferir esses direitos. Ainda que a luta antimanicomial tenha avançado, com resultados significativos a partir da agência de pessoas ligadas a esse meio (como Nise da Silveira), nós, do PET-História, acreditamos que ainda existe muito a se avançar no que diz respeito ao preconceito e às formas de tratamento que envolvem as doenças mentais, uma vez que procedimentos envolvendo choques e outras formas nocivas à saúde e à integridade ainda são comuns nesse meio.

      Fase atual do projeto: Discussão de Textos

                  Atividade – Seminário Aberto

     Iniciado em 2010, o ciclo de seminários é uma atividade realizada anualmente por duplas de alunos bolsistas do PET História. O objetivo destes encontros é discutir obras diversas de maneira mais aprofundada, como filmes, obras literárias, artísticas, historiográficas ou do pensamento político de qualquer tempo e espaço.

          Publicação dos Anais do V EPEGH

     O Encontro de Pesquisa na Graduação em História-EPEGH ocorreu em outubro de 2016,com mais de noventa inscrições de trabalhos científicos dos alunos da graduação em História, não só da universidade de São Paulo. O presente projeto visa, assim, organizar os artigos apresentados oralmente pelos inscritos, formatá-los dentro dos padrões estabelecidos no universo acadêmico e, por fim, realizar a publicação científica dos Anais do Encontro. Trata-se de uma ação que visa não apenas a publicação, e isto já é relevante,mas também maneira de o PET-História estimular a prática da pesquisa científica entre os alunos da graduação e, com isto, manter-se em consonância com as metas do Projeto Político Pedagógico do Curso de História-USP.

      Fase atual do projeto: Revisão da diagramação dos anais (lançamento previsto para o segundo semestre de 2018)

 

VI Encontro de Pesquisa de Graduação em História

    Realizado a cada dois anos por iniciativa do Programa de Educação Tutorial do curso de História da Universidade de São Paulo, o VI Encontro de Pesquisa de Graduação em História (EPEGH) é de grande importância para os graduandos de História da USP e de outras instituições. Uma vez que o EPEGH possibilita ao aluno de graduação em História apresentar sua pesquisa e debate-la com seus pares, conhecer a pesquisa de outros, ademais, propicia a troca de experiências no campo da pesquisa, campo fundamental para o desenvolvimento da História e dos Historiadores. Desde a sua edição V o evento possibilita aos participantes a chance de ter o seu trabalho publicado nos anais, tornando essa uma boa oportunidade para o aluno de graduação ter seu trabalho publicado.

      Fase atual do projeto: Criação de edital.

 

         II Semana de História

   Tendo em mente o isolamento da Universidade em relação ao restante da sociedade, a necessidade de pensar na disciplina História como parte do cotidiano e a falta de projetos de extensão voltados ao programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), pretendemos desenvolver em 2018 a II Semana de História – USP. Serão escolhidas algumas escolas públicas EJA, entre 2 e 4, e, a partir de um tema geral decidido pela organização da Semana, os alunos e professores das escolas deverão elaborar apresentações de acordo com seu entendimento da proposta. O grupo responsável pela Semana e os colaboradores (por volta de 5, que serão selecionados pelos bolsistas PET devido à quantidade de tarefas que o projeto exige) ficarão responsáveis pelo acompanhamento dos trabalhos por escola. Entretanto será dada total autonomia aos alunos e professores no desenvolvimento do projeto. No segundo semestre, entre final de setembro ou outubro, as escolas irão apresentar seus trabalhos na USP, no prédio da Faculdade de História e Geografia e, se possível, apresentaremos alguns outros espaços do campus universitário (CUASO).

      Fase atual do projeto: Escolha do tema da II edição.

          Organização da Biblioteca e Arquivo PET-História/USP

     A necessidade de organizar a biblioteca e o arquivo do PET-História se deu por acreditarmos na importância da difusão do nosso acervo, tanto para os próprios petianos quanto para alunos da graduação e pós-graduação da Universidade de São Paulo e de outras universidades. Muitos dos livros e filmes presentes no acervo do PET-História não se encontram disponíveis nas bibliotecas universitárias. O arquivo documental armazenado na sala do grupo PET é de suma importância para registro da história do curso de História e da Universidade de São Paulo em geral

      Fase atual do projeto: Levantamento dos documentos presente no arquivo

 

     Assim, o PET-História é um grupo que busca sair da universidade, se envolver verdadeiramente com o restante da sociedade, com seus projetos de extensão, mas também manter uma relação estreita com o Departamento e com o restante dos estudantes. Assim, sempre nos preocupamos em apresentar nosso grupo, apresentar nossos trabalhos (como os seminários) e realizar outros apresentações voltadas aos integrantes do departamento (como a Semana da Mulher Negra e Latino-Caribenha). Dessa forma buscamos envolver o restante dos alunos e sempre apresentar o que estamos fazendo.

     Por último, é importante ressaltar que o mais intrínseco do grupo é o seu caráter coletivo. Todos os projetos e trabalhos assumidos são fruto da discussão e da decisão do grupo. Dessa forma, todos os projetos estão abertos a alterações ou cancelamentos e há sempre a possibilidade de proposição e realização de novas ideias e trabalhos. Preza-se,assim, o respeito mútuo e o diálogo entre as diferentes opiniões e atitudes (desde que essas não firam a integridade do outro).

      Tutora: Maria Cristina Cortez Wissenbach

Membros:

  • Aléxia Sayuri Hino
  • Aline Porfirio
  • Anna Carolina Pereira de Araújo
  • Eduardo Rosa de Mendonça Costa
  • Eloísa Martins Galvão
  • Ivan Grecco de Vasconcelos
  • Letícia Maria de Alcantara Nogueira
  • Rafael Mastronardi
  • Raphael dos Santos Gonçalves
  • Tailane Machado Santos
  • Thaiane Cristina Silveira Rosa
  • Victória Ribeiro da Silva Santos

 

última atualização: 25 de maio de 2018

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s